top of page
André Okuma, 37, nascido em Santo André, formado em Cinema pela Escola Livre de Cinema de Santo André (SP), e é graduado e mestre em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP.
 
É fundador do núcleo de cinema Coletivo 308 em Guarulhos-SP. Recentemente dirigiu o média-metragem “Isto não é um cachimbo”(2017/8) exibido no panorama de cinema latino americano de cinema radical na Feira Internacional do Livro de La Paz na Bolívia. Fez a direção de fotografia do filme média-metragem que integrava o espetáculo cênico Trotsky Peça para televisores e não televisores no Núcleo Zonautonoma contemplado pelos editais ProAc de Artes Integradas de 2015 e Circulação 2016, como variação deste projeto fez também a direção de fotografia do Live Cinema “Guarulhos-Tamarutaca” apresentado em 2015 no SESC Santo André. Em 2013 dirigiu o curta-metragem "Voo da Borboleta" que ganhou o premio de Melhor Processo Criativo na Mostra Oficinema de Amparo –SP, com seu curta metragem anterior "Acaso entre a distância e algum lugar"(2009) ganhou o prêmio de melhor fotografia na II Mostra de Vídeo de São Caetano do Sul, seu curta metragem de estreia “Sobrevida” (2006) foi selecionado para 18 Mostra Internacional de Curta-metragem de São Paulo. 

 

S O B R E

Foto: Daniel Herrera

Na área da arte educação, trabalha como arte educador em mídias digitais desde 2005, prestando serviços em cidades da região metropolitana de São Paulo como Diadema, São Bernardo do Campo, São Paulo, Mauá e Guarulhos, nos mais variados projetos e programas sociais como ProJovem, Adolescente Aprendiz, Oficinas Culturais, Núcleo de assistência social a jovens de liberdade assistida entre outros. Em 2012 foi coodenador pedagógico do programa oficinas culturais da cidade de Guarulhos pela Secretaria de Cultura da cidade, articulando ações culturais em arte educação em vários equipamentos culturais. Como produtor cultural, foi programador do Cineclube Adamastor em Guarulhos SP de 2009 a 2011, no qual além fazer a curadoria dos ciclos e projetos, articulou debates, cursos de video clipe, história do cinema, produção de documentário. Fez a mediação da área audiovisual da TEIA de Pontos de Cultura realizado em Guarulhos em 2010, foi organizador da 1ª Mostra de vídeo de Guarulhos realizada em 2011, foi co-organizador do GuaruFantástico, mostra de Curtas Fantásticos realizado em 2012 e 2013 e também organizou em 2013 a edição guarulhense do SEDA - Semana do Audiovisual, evento este que ocorreu simultaneamente em 400 cidades da América Latina. Foi um dos organizadores da BIG Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato realizada em 2014 e 2016.
Em 2019 atuou ainda com juri técnico nas mostras Curta Suzano e Prêmio Corvo de Gesso do Cineclube Jacareí.

GRN_1310.JPG
bottom of page